terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Guerra dos Sistemas
A tecnologia avança cada dia com maior velocidade e, cada vez mais, novos horizontes surgem.
Dessa vez, ao invés de andar “de mãos dadas” como tem sido os últimos 4 anos, algumas gigantes parecem jogar uma partida de WAR pelo domínio dos aparelhos inteligentes ao redor do mundo.
Sistemas operacionais simples já executam tarefas e nos ajudam a manter tudo sob controle rígido em fogões, maquinas de lavar, fornos de micro-ondas e outros eletrodomésticos – Hoje as geladeiras avisam que sua manteiga acabou e até fazem listas de compras baseadas no gosto e nos costumes do usuário. Mas, sem sombra de dúvidas, o maior campo de batalhas da atualidade são os SMARTS – Smartphones, Smartwares, Smartwatches, SmartTVs, etc.
E é nesse campo que algumas empresas absurdamente poderosas se degladiam pela dominação mundial enquanto você lê esse artigo!
Enquanto titânica Google anuncia seu Android L “2”, desenvolvido para utilização em TVs, e é endossada pela participação em empresas como Sony, Sharp e Phillips, que já anunciaram publicamente apoio à empreitada da google e serão, provavelmente, as primeiras a embarcar o sistema em suas SmartTVs, outras gigantes entram na dividida pelo mercado das TVs inteligentes.
A monstruosa coreana, LG, anuncia uma SmartTV que trará como sistema o WebOS, um sistema que já ensaia alguns passos em smartphones atuais. O sistema promete ser enxuto, limpo e mais intuitivo, permitindo a utilização de recursos e aplicativos de maneira mais direta e prática. Caso tenha sucesso na empreitada, é possível que as Smart LG deixem de vez o Android e passem a competir por espaço em outras fabricantes, disputando diretamente com a Google.
Além dessa pedra que com certeza trará incomodo aos pés da titan Google, outra gigante segue o mesmo rumo de colisão: A Samsung!
Em conferencia realizada no segundo semestre de 2014, a empresa anunciou planos de embarcar o novo sistema TIZEN em suas SmartTVs e mostrou dois exemplares já rodando o novo sistema – que também é um sistema aberto. Indo além da “rebeldia” coreana, e até mais longe que a LG num primeiro momento, a Samsung já antecipou sua propaganda viral ao alardear que o sistema, assim como o da concorrente Google, será disponibilizado para qualquer fabricante que deseje utiliza-lo em seus Smarts.
Todos os 3 sistemas trazem como atrativo sua interatividade e formas inovadoras de utilização e um ponto decisivo será a funcionalidade e a quantidade e qualidade dos aplicativos que serão desenvolvidos para cada sistema. As TVs ainda não possuem uma preferencia de sistema e as maiores fabricantes de Smarts – LG e Samsung – entram oficialmente na disputa pela liderança desse mercado. A Google, por sua vez, possui uma base sólida criada no entorno de seu maior prodígio – o Android O.S. – e utiliza toda sua influencia para entrar nesse mercado em expansão.
A maré ainda pode pender para as coreanas? A Google conseguirá superar a ausência de duas das maiores e mais conceituadas e experientes fabricantes de TVs do planeta e fazer o consumidor migrar para outras marcas apenas com o apelo de seu sistema operacional conceituado? Quem vai vencer? Em quem você aposta?
A batalha começou e o mundo inteiro será o palco desse verdadeiro combate entre titans do mundo virtual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário