sábado, 12 de janeiro de 2013

DETALHES REVELADOS SOBRE UBUNTU PARA CELULAR...






CES 2013: Mais detalhes revelados sobre o Ubuntu Phone

 CES 2013: Mais detalhes revelados sobre o Ubuntu Phone Começou no dia oito a International Consumer Electronics Show  (CES), popular feira de tecnologia onde algumas das maiores notícias do ano costumam ser anunciadas, e a Canonical está por lá mostrando seu mais novo produto, o Ubuntu para celulares.
A versão mobile da distribuição Linux mais popular do mundo está atraindo bastante atenção da mídia especializada e de entusiastas da área, e o espaço reservado para a Canonical na feira está bastante movimentado.
O anúncio do sistema móvel causou tanto barulho que o vídeo de lançamento teve mais de um milhão de acessos  em menos de quarenta e oito horas, e segundo Mark Shuttleworth, mais de quinhentos desenvolvedores mostraram-se interessados no produto nas primeiras vinte e quatro horas.
Segundo o time da Canonical que está presente na CES, o sistema também recebeu o prêmio Editor’s Choice Award, da popular revista Mechanics, no primeiro dia da feira.
 Ubuntu para celulares recebeu o prêmio Editor’s Choice Award, da popular revista Mechanics
Muitos vídeos e novidades sobre o sistema
Mas todo o entusiasmo por parte da imprensa e dos visitantes da feira tem um motivo: aos poucos a Canonical está liberando mais e mais vídeos com novidades sobre o sistema operacional móvel.
Os vídeos vão desde os popularesb hands on com Mark Shuttleworth, até entrevistas e vídeos comparativos de performance entre diferentes builds de testes.
 O vídeo abaixo, por exemplo, mostra como a performance melhorou drasticamente de uma build para outra:
Em outro vídeo recebemos a informação de que ao instalar um aplicativo no seu celular, ele também será instalado no seu desktop o celular for conectado ao dock, possibilitando uma perfeita sincronia.
Ainda nesse vídeo, Mark diz que será possível desenvolver interfaces diferentes para cada um dos dispositivos, então será possível ter uma interface otimizada para celulares e outra para desktops.
No vídeo Mark também lembra que para rodar a versão completa do Ubuntu para celulares, que possibilita ao usuário conectar o celular a um dock e ter o Ubuntu para desktops em um monitor, será necessário um celular com processador quad core e um gigabyte de memória RAM.
Data de lançamento e interesse das OEMs
O sistema ainda não tem data oficial de lançamento, mas Mark Shuttleworth deixou escapar que podemos ver o primeiro aparelho oficial no início de 2014, ou no finalzinho de 2013.
Para os ansiosos, como nós, uma imagem para o Galaxy Nexus será disponibilizada no final de fevereiro, segundo um tweet de um funcionário da Canonical.
Creio que a imagem será liberada entre os dias 25 e 28 de fevereiro, que é quando acontece a Mobile World Congress 2013. Quanto ao interesse das OEMs e das operadoras, a AT&T, famosa operadora dos Estados Unidos, demonstrou interesse no sistema.
E o Brasil, como fica?
Segundo Adilson Oliveira, engenheiro de vendas da Canonical na América Latina, a situação do Ubuntu para celulares no Brasil depende exclusivamente das operadoras de celulares.
E você ALUNO, o que espera do Ubuntu para celulares? Trocaria o seu Android ou iPhone por um aparelho com o sistema? Deixe seu comentário abaixo! Vamos criar uma bela discussão por aqui! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores