quinta-feira, 7 de março de 2013


Ubuntu ganha nova versão e provoca a Microsoft

 

Sistema operacional grátis é baseado em Linux.
'Evite a dor do Windows 8', diz site de lançamento.

Do G1, em São Paulo


Lançamento do Ubuntu tem provocação para a Microsoft: 'Evite e dor do Windows 8' (Foto: Reprodução)Lançamento do Ubuntu tem provocação para a Microsoft: 'Evite e dor do Windows 8' (Foto: Reprodução)
Alguns usuários estão enfrentando dificuldades para fazer o download da nova versão do Ubuntu, sistema operacional gratuito baseado em Linux lançado nesta quinta-feira (18). Por volta das 16h30, o colunista do G1 Ronaldo Prass confirmou que estava enfrentando problemas para baixar o novo sistema (leia aqui a coluna de Prass).
O Ubuntu 12.1 foi batizado de Quantal Quetzal. Após o lançamento, o site do sistema exibia uma provocação para a Microsoft: “Evite a dor do Windows 8, o novo Ubuntu já foi lançado.”
O Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux, que pode ser usado em laptops, desktops e servidores. O software é gratuito e pode ser baixado e compartilhado por quem tiver interesse (acesse aqui o site para download).
A versão 12.1 do sistema junta “experiências do desktop e da nuvem, representando o próximo estágio para a transição para um mundo multidispositivos e baseado na nuvem”, diz o blog mantido pela comunidade que desenvolve o Ubuntu.
Com a criação coordenada pela Canonical, o Ubuntu agora traz, por exemplo, uma busca por documentos que inclui serviços on-line, como o Google Drive. Quando o usuário estiver procurando os arquivos em sua máquina, terá exibidos também resultados de serviços baseados na nuvem.
A integração do computador com os serviços on-line também se estende para sites como o Flickr e o Facebook. Uma ferramenta chamada As Contas On-line permite que o conteúdo de redes sociais seja encontrado imediatamente, quando o usuário busca por arquivos em sua máquina. Segundo a Canonical, a busca feita na máquina também pesquisa conteúdos da Amazon e da loja de músicas Ubuntu One Music.
O Quantal Quetzal também permite fazer a criação de ícones para sites na área de trabalho. Quem usa muito o Facebook pode, por exemplo, criar um ícone na página principal, para abrir a rede social de maneira mais rápida.
Para ler mais notícias do G1 Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 Tecnologia e Games no Twitter ou por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores